A história dos amigos que criaram a primeira empresa de contabilidade online do Brasil
Eles eram colegas de faculdade e já pensavam em empreender, mas foi quando perceberam como era burocrático para regularizar uma empresa que veio a ideia de criar um serviço que até então não existia. Uniram tecnologia e contabilidade e assim nasceu a primeira empresa de contabilidade online do Brasil.
A empresa foi fundada basicamente por alunos formados na faculdade de ciência da computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que não sabiam nada de contabilidade, mas entendiam tudo de tecnologia: Marlon Freitas, Rafael Caribé, Rafael Viana, Adriano Fialho e Ernesto Amorim e Alberto Vila Nova
Batizada de Agilize, começou como startup, em Salvador, na Bahia. O início não foi fácil! Primeiro tiveram que explicar para os clientes que era possível ter um serviço de contabilidade online e depois precisavam de um suporte financeiro. A empresa teve a oportunidade de participar de dois processos de aceleração- Google Launchpad Accelerator e Endeavor -, até que veio o sonhado aporte e o negócio ganhou a celeridade que precisava, para atingir o propósito inicial que era ajudar os empreendedores.
Hoje são mais de 20 mil empresas na carteira de clientes. Presente em todos os estados do país no atendimento a empreendedores de serviços e comércio, a Agilize alcançou a marca de R$ 40 milhões em faturamento no ano de 2023. E mais de 10 mil empresas já foram abertas no Brasil com o apoio da Fintech.
“Hoje já temos mais de 300 colaboradores sonhando junto com a gente e realizando. Acabamos ajudando o empreendedor em todo o processo, desde a construção de um plano de negócio, como reduzir a carga tributária, como ele pode vender mais, atrair clientes, como fazer marketing. A gente investe muito nessa educação do empreendedor. E ainda temos um potencial imenso de mercado para aumentar esses números”, afirma Marlon Freitas, fundador e CMO da Agilize.
Em relação ao futuro, o executivo da Agilize enfatiza a importância de manter a parceria com os clientes como uma das características mais evidentes dos serviços. “Somos educadores do empreendedor brasileiro. Nossos projetos estão direcionados para entender as dores dele, de modo que tenha sucesso e um parceiro em todos os momentos. Estamos lidando com sonhos, expectativas e ambições, gerando cada vez mais essa conexão”, explica o CMO.